“No México estava mais habituado a trabalhar o físico” Jackson Martinez

white corner field line on artificial green grass of soccer field
As qualidades como finalizador foram demonstradas desde bem cedo. Pegando no adjectivo com que Jesualdo caracterizou Wolfswinkel, Jackson é precisamente o oposto. Uma agressividade notória não só no ataque às zonas de finalização, mas em todas as suas acções. Muitas semelhanças com o enorme Falcao em vários momentos específicos do jogo. Tem mil e uma formas de fazer golo. Não importa o pé com que o faz, ou tão pouco a parte do pé com que finaliza. No ar ou no chão, Martinez vai fazer golos. Muitos golos. 
Com a ausência de James, o avançado portista passou a participar mais no processo de criação. Foi no Estádio da Luz que comprovou ser um avançado completo. Explora a profundidade com enorme categoria, mas também sabe jogar dentro do bloco. Mesmo quando o espaço é quase inexistente. 
Chega aos vinte e seis anos à Europa. Difícil perceber porque demoraram tanto a descobrir uma preciosidade desta natureza, quando todos os anos chegam inúmeros jogadores com pouquissima qualidade ao continente europeu. 
Quantos milhões de euros não valerá já tamanha qualidade? Em fevereiro quando defrontar o Málaga mostrar-se-à na montra onde tem de estar sempre. Mesmo que um dia mais tarde siga para outro campeonato.
Curiosa a idade dos avançados que maior nível têm apresentado na Liga Portuguesa. Cardozo e Lima 29. Jackson 26. E muita curiosidade para assistir ao crescimento de Ghilas (22).

P.S. – O titulo do texto pretende apenas “fazer pensar”.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*