Isto é futebol, isto é desporto. Isto é Portugal e merece ser partilhado.

O que é o futebol e o que deve ser o Desporto. Mesmo que a generalidade das pessoas, porque nunca teve experiências que não em frente à TV não o saiba.
Permitam-me que partilhe um episódio um pouco fora do âmbito do blog.
Esta manhã fui acompanhar o jogo do meu filho, que defende as cores de uma equipa lisboeta de grande história e tradição, ao campo de um adversário sediado num dos mais problemáticos bairros de Lisboa. Não por desdém, maus princípios ou valores, e apenas por piada fácil fomos (restantes pais) soltando em tom jocoso a preocupação que seria sairmos dali sem sofrer consequências físicas e materiais por estarmos em tão problemático bairro.
Ainda antes do apito inicial, a simpatia de um senhor mais velho que nos garantia ter-se levantado mais cedo unicamente para ver o jogo dos dois clubes que se enfrentariam pouco depois, por ser sócio de ambos há dezenas e dezenas de anos.
O resultado foi, como seria expectável, avolumando-se num jogo de dificuldade nula. Ao intervalo a prova de que os valores e a nobreza não são ou não têm de ser um reflexo de estatutos sociais ou económicos. Numa manhã de imenso frio, os forasteiros ao intervalo recebidos na cabine com chá. Oferta da equipa da casa. 
Um gesto tão simples de um clube simples, mas tão grande na forma como honra o seu propósito. 
O futebol e o desporto é sobretudo isto. 
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*