Lá não é como cá. Joey Barton volta ao tema Neymar.

Mas porque raio aparecem três adversários tão perto de mim?! Terá exclamado Neymar?


Joey Barton, no Twitter.

Neymar is the Justin Bieber of football. Brilliant on the old You Tube. Cat piss in reality…

Stop going on about goals in Brazil Lge as well. I once scored 77 in 1 season in the Rainhill and Byrne u14 league and thats a stronger comp

“Neymar não joga na mesma rua de Messi ou de Cristiano Ronaldo” Joey Barton

“E de facto não joga. Nem jogará. Nunca.

O seu estilo aproxima-o de Cristiano Ronaldo. Como de Robinho, por exemplo. Muita verticalidade, muita correria, velocidade imensa. Na passada e na execução. Será sempre um jogador vistoso porque de um momento para o outro retira dois, três adversários da frente. Tudo em enorme velocidade.

Todavia, nunca cruzará a rua de Ronaldo porque simplesmente nunca terá a capacidade finalizadora do português. Quando chegar à Europa, é garantido que os seus números estarão sempre muito longe dos de Ronaldo.

E repare que é o golo de Ronaldo que alimenta a discussão sobre quem será o melhor do mundo. Retire o golo a Ronaldo, e a discussão termina.

Não é uma questão de rua, quando se pensa em Messi. Neymar não jogará no mesmo código postal do astro argentino. Partilhar a mesma constelação é tudo a que terá direito. Mais perto do que isso, nunca almejará. 

Não é só o golo. A cabeça levantada, a tomada de decisão, a criatividade, a qualidade de passe associada, sempre associada, à sua tomada de decisão. Alimentar o mito de que Neymar poderá ousar sequer competir com Messi é do mais absurdo que se pode sequer fazer.

Quando chegar à Europa,  porque tem qualidades inatas para o jogo, Neymar adaptar-se-à e gradualmente será um caso de sucesso. Desenvolverá naturalmente outras capacidades que não tem no presente, e que precisará para triunfar nas melhores (porque mais exigentes tacticamente, sobretudo ao nível da solicitação da velocidade de raciocínio) ligas europeias. Tornar-se-à um jogador importante. E quem sabe não poderá mais tarde ser convidado para jantar na casa de Silva, Iniesta ou Zlatan. Não será fácil, porém.”

A 7 de Fevereiro de 2013 aqui
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 2930 artigos
Creator of the "Lateral Esquerdo", is also a teacher at the University Stadium in Lisbon. Soccer coach, having conquered several national titles in Portugal. Experience as soccer coordinator, and lecturer at various Sports Universities. Author of the book "Build a champion team" from the publisher PrimeBooks.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*