Curiosidades na dança das transferências

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Há mais de dois meses, num texto bem polémico por desvalorizar individualmente muitos dos jogadores do Sporting, foi-nos solicitado um onze de jogadores da Primeira Liga sem ligação ao FC Porto, SL Benfica e Sporting de Braga que entrasse directamente no onze inicial do Sporting.
Hoje com a noticia de um eventual interesse do SL Benfica em Steven Vitória houve a curiosidade de voltar atrás no blog e recuperar o onze escolhido há mais de dois meses “eu excluí o GR. certo? DD – Anderson DE – Jefferson DC – Roberge e Vitória MC – Vitor, Leão, F.Augusto  Ext – Ricardo e Licá Av – Ghilas”, como contendo jogadores que entrariam directamente para a equipa titular do Sporting. 
A curiosidade maior foi reparar que no período temporal que dista do comentário até ao dia de hoje, vários foram os jogadores escolhidos que foram associados aos três grandes do futebol português. Roberge e Jefferson ao Sporting, Steven Vitória ao SL Benfica, Filipe Augusto ao SL Benfica e FC Porto, Ricardo ao FC Porto. Outros como Vitor, Ghilas e André Leão já haviam sido associados a clubes de maior dimensão bem antes de publicado o comentário.
E se há a crença que os dez jogadores nomeados (como poderiam ser outros dez ou mais) entrariam directo no onze do Sporting (não ao mesmo tempo, naturalmente. Apenas se fossem contratados individualmente), significa tal que se deva avançar para a contratação das referidas mais valias no imediato? 
Não. Nem pensar. E nem é pelo projecto (aposta na formação) que se começa a definir por Alvalade. Há dois meses a comparação era entre Anderson e Miguel Lopes, entre Vitória / Roberge, e Rojo / Boulahrouz, entre Joãozinho e Jefferson, Vitor, Leão e Augusto, qualquer um deles entraria no lugar de Adrien, Ricardo e Licá entrariam fácil no lugar de Capel, e Ghilas no de ponta de lança. Ainda assim, não se sugeria as contratações. Serem na nossa opinião superiores a vários dos que estavam a jogar de início em Alvalade não significa por si só que seriam mais valias o suficientemente capazes de devolver a ilusão ao Sporting. 
Pelo perfil (idade / qualidade) apenas dois dos dez mencionados nos levariam sem qualquer hesitação a assinar por baixo como reforços para a nova época. Filipe Augusto e Ghilas.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*