Vitor Pereira

Aos olhos do grande público a competência de Vitor Pereira joga-se na Luz em duas jornadas. Só Marco Silva e Augusto Inácio podem tornar Vitor Pereira novamente num bom treinador. Apenas para alguns, ainda assim. Porque bem possivelmente mais de metade continuarão desconfiados por não ter sido o treinador do FC Porto campeão com o conforto de tantos antecessores seus.
Antes de começar o terrível escrutínio, apenas relembrar um pequeno facto. Desde que entrou no FC Porto há três épocas atrás para a equipa técnica de André Villas Boas até à data de hoje e possivelmente até à data do término do Campeonato, o FC Porto somou uma derrota no campeonato nacional. Uma derrota em três anos. Entre os que considerarão Jesus competente estará uma larga percentagem de indivíduos que teria tido opinião diferente se Jackson transforma em quatro pontos os penaltys que desperdiçou. Ou que mudarão de opinião se a parte final da época termina com bolas no ferro e não na malha, como poderia ter acontecido na Madeira.
Relembrar o mais importante de tudo. Numa liga com dezasseis incompetentes, haverá sempre alguém a passar por competente, porque corta a meta em primeiro. Numa liga com dezasseis competentes, haverá sempre quem passe por incompetente.
Aparentemente, mesmo que volte a sagrar-se campeão, o FC Porto deverá abdicar de Vitor Pereira. Poderá ser cometido um erro histórico, assim não se saiba escolher o sucessor. Porém, é certo que naquela casa as provas de competência a nível de escolha fazem história. Há apenas que perceber a importância da natureza de tal decisão. 
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3331 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*