
“…movimentos defensivos que nem sabia existirem” Joãozinho.
Se pensa que é charme, está enganado. Há uns meses havia sido Jesus a afirmar que a maior parte dos jogadores não conhece sequer os princípios do jogo.
Para milhares de treinadores defender bem continua a ser apenas cumprir um princípio geral do jogo. Baixar para trás da linha da bola, para ter superioridade numérica a defender. Isso não é defender bem. É defender com muitos. Defender bem é saber adaptar os posicionamentos ao número de jogadores atrás da linha da bola. Sejam eles quantos forem.
Recentemente nas observações ao Olympiacos de Leonardo Jardim identificaram-se várias debilidades (naquelas que são as nossas ideias para o jogo) não corrigidas no posicionamento dos laterais de um lado e do outro. Questionados numa caixa de comentários sobre um possível retrocesso leonino com a troca de treinador foi esta a resposta:
“Outra coisa… Antes de Jesualdo os laterais do SCP também defendiam de forma anárquica. Com Jesualdo isso mudou. Passaram a alinhar com a defesa. São coisas que ficam. Os jogadores mudam, aprendem e podem vir a fazê-lo a titulo individual.
São coisas desse tipo que nos levaram a afirmar muitas vezes que Domingos beneficiou do excelente trabalho de Jesus em Braga para colher os louros mais tarde.”
Alguém acredita que Joãozinho não é hoje mais jogador que o que era quando chegou de Aveiro? Devia ter sido Jefferson a chegar em Janeiro. É bem mais jogador e hoje já tinha passado por um bom processo de aprendizagem. Já estaria a um nível diferente.
Deixe uma resposta