“Com Jesualdo aprendi…”

“…movimentos defensivos que nem sabia existirem” Joãozinho.
Se pensa que é charme, está enganado. Há uns meses havia sido Jesus a afirmar que a maior parte dos jogadores não conhece sequer os princípios do jogo. 
Para milhares de treinadores defender bem continua a ser apenas cumprir um princípio geral do jogo. Baixar para trás da linha da bola, para ter superioridade numérica a defender. Isso não é defender bem. É defender com muitos. Defender bem é saber adaptar os posicionamentos ao número de jogadores atrás da linha da bola. Sejam eles quantos forem. 
Recentemente nas observações ao Olympiacos de Leonardo Jardim identificaram-se várias debilidades (naquelas que são as nossas ideias para o jogo) não corrigidas no posicionamento dos laterais de um lado e do outro. Questionados numa caixa de comentários sobre um possível retrocesso leonino com a troca de treinador foi esta a resposta: 
“Outra coisa… Antes de Jesualdo os laterais do SCP também defendiam de forma anárquica. Com Jesualdo isso mudou. Passaram a alinhar com a defesa. São coisas que ficam. Os jogadores mudam, aprendem e podem vir a fazê-lo a titulo individual.


São coisas desse tipo que nos levaram a afirmar muitas vezes que Domingos beneficiou do excelente trabalho de Jesus em Braga para colher os louros mais tarde.”

Alguém acredita que Joãozinho não é hoje mais jogador que o que era quando chegou de Aveiro? Devia ter sido Jefferson a chegar em Janeiro. É bem mais jogador e hoje já tinha passado por um bom processo de aprendizagem. Já estaria a um nível diferente.


Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3380 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*