“o meu irmão é mais rápido e mais ágil em frente à baliza” Markovic

Não conhecendo Markovic ou o seu irmão, extrapolaremos a afirmação do novo reforço do SL Benfica para algo mais geral. Quantas vezes já se deparou perante um jogador com muito melhores traços individuais (mais rápido, mais forte, melhor qualidade técnica e até de posicionamento) que outro, cujo rendimento é infinitamente superior?
O factor chave no jogo moderno que potencia ou limita todas as características é a tomada de decisão. De que me vale ser capaz de realizar um passe a 30 metros se quando estou em zona de pressão nunca opto pelo retirar a bola do centro do jogo? Ou de que me vale uma excelente capacidade de drible se quando o uso perco noção da movimentação dos colegas, ou o forço até ao limite acabando em perda? Para que tanta qualidade técnica se mesmo na recepção nunca a uso para ganhar vantagem?
As características individuais apenas têm utilidade se associadas a algo de maior. Tomada de decisão. Optar sempre ou maioritariamente pelo melhor caminho. Perceber não só quais as melhores acções como o melhor timing para as realizar.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*