Djuricic o 9.5

Todos querem e procuram um dez, mas a realidade é que poucas equipas no futebol mundial ainda guardam espaço no seu sistema táctico para o tradicional número dez. 
A surpresa que muitos experienciaram ao ouvir o treinador do Benfica referir-se a Djuricic como um 9.5 e não um 10, como na imprensa vem mencionado, só pode estar relacionada com o facto de nunca terem seguido um jogo que seja do Sérvio na Holanda. 
O Herenveen jogava na época transacta com o mesmíssimo sistema táctico de Jorge Jesus, ainda que num modelo diferente. Um avançado no mesmíssimo espaço que Cardozo ocupava no SL Benfica, e Djuricic onde jogava Lima na época transacta. Como segundo avançado. Responsável por sair ao central adversário defensivamente, mas também por baixar um pouco mais quando a bola ultrapassava a primeira linha de pressão. E o mesmíssimo espaço de Lima ofensivamente. Entre sectores. Talvez o brasileiro do SL Benfica se tenha apresentado mais forte nos movimentos de ruptura e talvez Djuricic dê um pouco mais de criatividade no espaço entre linhas. Todavia, Djuricic na Holanda nunca foi um dez. Foi sempre um segundo avançado, como Jesus deu a entender que continuará a ser.
A primeira previsão para o que virá no modelo do SL Benfica será seguramente uma dupla Djuricic – Lima. Lima onde antes jogava Cardozo, e Djuriic onde jogava Lima. Aguardemos para perceber se Djuricic já estará pronto para tão importante desafio. Uma certeza porém, terá de triplicar a velocidade das suas decisões, comparativamente com o que encontrava na Liga Holandesa.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3402 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*