Formação de jovens jogadores

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Horst Wein, formador de treinadores e consultor de clubes com o Barcelona, Arsenal e Inter de Milão e de várias federações, na senda do que vai sendo há muito defendido por este espaço.

«Deixem as crianças jogar», sublinhou o formador alemão, lembrando que só se aprende a jogar futebol, jogando e não a fazer exercícios. «Para as crianças jogar é como dormir, é necessário para a saúde física e mental», acrescentou, defendendo a importância de «reconquistar a rua para melhorar o nível do futebol em Portugal e não só». 

Horst defende que para despertar e estimular o potencial inato dos jovens futebolistas é necessário apostar em treinos com jogos simplificados, com três ou quatro jogadores no máximo, que se devem intervalar com exercícios corretivos. «Com mais jogadores as crianças jogam menos e marcam menos», apontou o formador, sublinhando que na rua os jovens não jogam para ganhar mas para marcar, o que ajuda a desenvolver o seu potencial. «Muitas vezes no final nem sabem quanto ficou o resultado, só querem é ter a bola e marcar golos».
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3046 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*