Organização defensiva. Defender em inferioridade.

Conversava no skype com um amigo sobre o modelo de jogo de Jesus, onde eu elogiava precisamente a capacidade do treinador do Benfica em organizar as suas equipas defensivamente. O seu maior mérito é de facto esse. É o treinador mundial que melhor defende em inferioridade, e é um dos 2/3 treinadores mundiais que poderia/deveria dar aulas de como defender, a todos os outros. A forma de defender de Jesus é tão evoluída que até arrepia. Cada jogo do Benfica é uma aula para todos os treinadores mundiais.
Atenção que entendo que o Benfica poderia/deveria ser mais pressionante, e condicionar mais o adversário no seu meio campo defensivo. Mas assim que a bola passa a linha dos avançados, começa a dança… Contenção, cobertura, ajuste, contenção, ajuste, cobertura. Coordenação da linha defensiva, controlo dos espaços fundamentais de finalização, controlo da largura, controlo da profundidade, controlo do espaço à frente da linha defensiva, agressividade posicional.

“Como estamos a defender muito fortes, quando marcamos antes do adversário ficamos mais perto de ganhar. Não posso dizer que é impossível virar um jogo contra nós, mas é pouco provável”

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3416 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*