Cristiano Ronaldo

Tinha preparado este vídeo para mostrar no Posse de Bola há mais de um mês. Pensei logo que o perfil de tomada de decisão do Ronaldo estava diferente. Está mais interessado em combinar com colegas. Mais interessado em criar condições para os colegas finalizarem. No fundo, está mais interessado em retribuir o que os colegas lhe dão.
Como este jogo tinha sido na sequência da recepção do prémio da FIFA, para melhor jogador do mundo, pensei de imediato que a conquista do galardão lhe tinha feito bem.
Esperei mais algum tempo para verificar se o efeito era momentâneo ou se verdadeiramente Cristiano estava diferente. A resposta é óbvia para quem tem acompanhado o Real Madrid, e também foi notória no jogo da selecção nacional. Ronaldo está de facto diferente. E diferente para melhor. O que Ronaldo tem feito nos últimos jogos tem sido mesmo muito bom. E não é pelos golos que marca. Isso é um complemento. É por aquilo que dá ao jogo (entenda-se aos colegas).
Sinais de maturidade? Acabou a batalha pela conquista individual? Sentirá menos pressão, e alívio, depois da conquista do prémio? Estará a divertir-se mais a jogar futebol?
Só o próprio poderia responder a estas questões. Mas uma coisa é certa, quem tem a ganhar com isto é o Real Madrid e a selecção nacional. Porque Ronaldo, hoje, é muito mais jogador do que o era no ano passado. Isto porque, hoje, Ronaldo faz com que os seus colegas sejam melhores. Eleva o nível da equipa.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*