A teoria é a reflexão da prática

Há quem pense que, por não ter formação académica, Jesus é um treinador que pouco conhecimento teórico tem, sobre o jogo. E por isso, por Jesus ter sucesso, desvaloriza em absoluto a vertente teórica do jogo. E esse pensamento está, do meu ponto de vista, errado. Percebe-se que Jesus é um obstinado pela teoria, não só pela forma como a sua equipa joga, mas sobretudo pela sua mensagem. Quem diz algo como, “quem só pratica repete, e quem repete não evolui”, deixa evidente a necessidade de teorizar de forma constante sobre o treino, e sobre o jogo, para que não seja ultrapassado pelos seus rivais. Ainda que sem formação académica, Jesus diz que teoriza todos os dias, no final de cada treino, no final de cada jogo. Discute tudo com os elementos da sua equipa técnica. E tenta, com essas conclusões teóricas, melhorar o nível da sua equipa.

Muitos também pensarão que, 99% dos artigos aqui expostos têm índices teóricos demasiado elevados, para que isso se possa traduzir na prática. Nada mais errado. O que fazemos aqui no blogue, 99% das vezes, são reflexões que usamos no nosso dia-a-dia, com o objectivo de melhorar as performances das nossas equipas. São discussões que temos uns com os outros, com outros colegas, com jogadores, com dirigentes, com adeptos. São conclusões que encontrámos todos os dias, como forma de resolver os problemas que o jogo traz ao nosso quotidiano. São estratégias de feedback que utilizaríamos com os nossos jogadores. No fundo, analisamos cada equipa, cada jogador, cada modelo de jogo e de treino, como se fosse nosso. E assim, mostrámos teoricamente como resolveríamos os problemas na prática. Como se enquadrariam os erros nos exercícios de treino. Como abordávamos o jogador (equipa) relativamente à performance no jogo anterior.

Aqui, neste espaço, ao contrário do que alguns pensam, fazemos reflexões cujo grau de aplicabilidade na prática, tendo em conta o nosso entendimento do jogo e do treino, é de 100%. A reflexão do jogo e do treino é feita de forma igual, independentemente do escalão que treinas, ou competição que enfrentas. É uma análise contextual, sobre os factores que mais nos ajudam (treinadores) a tirar rendimento do treino, para o jogo. Seja qual for o objectivo do treino (desenvolvimento/formação, criação de ferramentas que permitam o sucesso colectivo, valorização de jogadores).

Se estamos certos ou errados, com o tempo se verá. Mas ninguém nos tira a convicção, dada a nossa constante reflexão sobre o jogo e sobre o treino, que daqui por mais 10/20 anos o que aqui escrevemos seja absolutamente óbvio para todos.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*