David Silva

Quando o talento está acompanhado de capacidade cognitiva o futebol torna-se fácil.

David Silva mostra, numa situação onde recebe dentro da área, com possibilidade de remate com o seu melhor pé, o que é a tomada de decisão. É facilitar o caminho para o golo. Criar melhores condições de ataque. Tornar a acção que se segue mais provável que a anterior. Ou alguém é capaz de dizer que o facto de ter temporizado para a entrada de Nasri, permitindo ao seu colega finalizar em melhores condições que as dele, não é mais provável que se tivesse rematado logo?

Ainda que Nasri tivesse falhado o golo, Silva fez por aproximar ainda mais a sua equipa do objectivo (golo), aumentado as hipóteses de êxito. Pelo que fez o melhor para a equipa, ainda que a possibilidade de fazer golo (rematando) lhe pudesse dar mais notoriedade. Utilizou a sua qualidade individual em prol do colectivo.
Tomada de decisão é isto. Não garante, mas melhora.

E para os que perguntavam sobre como defino criatividade, este lance é um exemplo. A grande maioria dos jogadores rematava. Silva encontrou uma muito boa solução (melhor que a minha), diferente daquilo que “vem nos livros”.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3253 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*