Benfica elimina FC Porto no Dragão, com segundas linhas e com 10 durante uma hora de jogo.

A perfeição em organização defensiva há-de ser algo muito próximo ao que Jesus construiu no Benfica. Linhas próximas, baixas e excelentes trocas posicionais. Espaços sempre controlados e o obrigar do adversário a jogar sempre por fora.
O que era o Benfica antes e o que é com Jesus. 41 vitórias em 51 jogos na presente época não nos dizem que o treinador do Benfica é super competente. É antes por ser competente que a percentagem de vitórias do Benfica cresceu aproximadamente 20% comparativamente com todos os treinadores que o antecederam nas últimas décadas. 
A maior qualidade do Benfica, independentemente de algumas mais valias é e sempre foi desde que Jorge Jesus pegou no leme, táctica e colectiva. É o seu modelo de jogo que potencia ao máximo as qualidades dos seus jogadores. A forma como os onze se movimentam em “uníssono” é um trabalho bem visível e que não é passível de ser encontrado em mais de uma ou duas dezenas de equipas no Mundo. Pena ter chegado tarde a um clube grande. Merecia ter um projecto internacional virado para uma conquista europeia de grande nomeada. Ainda que ter retirado o Benfica da letargia que viveu durante décadas não seja algo sem importância.
P.S. – Se continua a apurar-se para tantas finais arrisca-se a que continuem a apelidá-lo de mau treinador.
P.S. II – Fraquíssima a segunda parte do FC Porto. A perda de James tem sido irreparável. Ele que jogando como 10 no modelo de Vitor Pereira desmontava jogos e sistemas.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*