Lopetegui

Ficam para já boas sensações daquilo que se ouve e lê do novo técnico do FC Porto. O discurso, aproxima-se daquilo que é defendido aqui, sobre o trabalho do treinador: Modelo de jogo. Quer ser dominante, ter a bola, ser paciente na construção. Mas respeitando o contexto, e as características dos jogadores que tem. Pelo discurso, está passado. Vamos ver como passa da teoria à prática.

“temos uma ideia de jogo e queremos passa-la. Temos uma filosofia, mas vamos entender o contexto e os jogadores. Vamos tratar de a implementar, garantindo o compromisso de todos. Temos vontade de ser protagonistas. Queremos ser protagonistas em todas as competições, em cada jogo. E queremos jogadores que o queiram ser”

Que vai de encontro à análise que fez no seu espaço pessoal de um Lyon – Real Madrid, “De todas formas, hay algunos aspectos en el juego del Real Madrid que deben analizarse.

Lo primero es que le faltó la paciencia y la tranquilidad necesarias para marca el tempo del partido, imponer el ritmo, hacer correr al rival… Falta circulación de balón y eso provoca que los blancos busquen muy pronto el recurso del pase en profundidad, con las ‘lógicas’ precipitaciones y pérdidas de balón.
El Real Madrid sigue careciendo de situaciones colectivas. Aún no tiene las mecanizaciones ofensivas necesarias para mover a la defensa contraria y llegar arriba cuando no le dejan espacios y el rival decide, como es el caso, jugar en pocos metros. Porque si a un equipo tan físico como el OL no lo mueves de un lado a otro, es difícil incluso tirar a puerta, como ocurrió en Gerland.
Ante un equipo así hay que jugar lateralmente. De un lado a otro. Con paciencia pero sin lentitud. Jugar lateralmente para llegar verticalmente. Aprovechando los huecos que el movimiento ha sido capaz de crear en las filas rivales.”

Nos próximos dias, com mais tempo para explorar o blogue de Lopetegui, avançaremos com mais conhecimento sobre o novo treinador do FC Porto. O link, aqui.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3331 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*