O que fazer quando já não há nada para decidir? Porto – Benfica

Temos hoje um clássico que… nem cheira a clássico. Duas equipas que vão jogar o “jogo dos jogos” em Portugal, aquele que hoje em dia mais mexe com as emoções das pessoas dada a rivalidade entre os dois clubes e .. a maior parte das pessoas nem sabia se o jogo era hoje ou amanha.

Ao mesmo tempo jogam equipas por esse mundo fora que já têm as classificações definidas. Tenham ou não atingido os seus objectivos, já há imensas equipas que apenas vão cumprir calendário.

O que fazer nestes momentos? O que treinar?

O Benfica ainda tem duas finais pela frente, logo há de estar a preparar esses jogos nos treinos, agora o Porto não tem nada a ganhar ou a perder, e ainda por cima o treinador já sabe que para o ano não será ele a “comandar o barco”. Logo… o que fazer? Preparar já o que vem para o ano? Dar minutos a quem não teve oportunidades? Baixar a complexidade nos treinos e transformar aquilo em algo mais “lúdico” para que o treino e o jogo continue a ser motivante?

Tanto no Porto como no Benfica, hoje, devem jogar aqueles que tiveram menos oportunidades e alguns jovens. É portanto… um jogo de pré-época quase. Será um jogo com muitos erros, e com muitas oportunidades em transição defesa-ataque. Quem estiver mais “vivo” tem a vantagem.

Ainda assim, de positivo, isto terá o factor de proporcionar aos jovens uma estreia sem pressão nenhuma e quando for a “sério”, já não será a primeira vez. Há de diminuir a ansiedade e ajudar a conviver com a pressão de jogar no meio Deles.

Quero ver o Tozé e o Bernardo num jogo um bocadinho mais a doer.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*