Controlo da profundidade. Jorge Jesus.

Volta e meia aborda-se por aqui o controlo da profundidade defensiva. 
Mais recentemente tal foi abordado no post Sporting x Utrecht, onde havia referido: “Contudo a linha defensiva ainda tem dificuldades em perceber a distância para a bola. Muito diferente do que era com Domingos, onde não reagia ao estímulo (portador sem pressão – baixa. Portador de costas – sobe. Portador com contenção – sobe. Portador em progressão – baixa) mantendo-se sempre alta, mas ainda com muito trabalho para rever por forma a ter as costas sempre protegidas.”
Hoje ao Expresso, palavras interessantes de Quim, ex guarda redes de Jorge Jesus.
“Falta o Luisão naquela defesa. Ele tem uma grande relação com o Jesus e é o jogador indicado para comandar aquilo porque ninguém o conhece como ele. Eu acho o Jesus fantástico na forma como comanda a defesa, mas digo-lhe já, a maneira como ele trabalha é difícil de seguir. Não é mesmo para toda a gente. Ele exige muito com a história da bola coberta bola descoberta: se o adversário que tem a bola está com alguém por perto, a equipa não se mexe, se o adversário que tem a bola está sem ninguém por perto, a equipa tem de recuar. E depois, aquela forma de defender à zona as bolas paradas é difícil de assimiliar: os jogadores dão as mãos, todos numa mesma linha, e impedem os adversários de irem área dentro. É preciso muito trabalho, coordenação e repetição.”
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*