Ainda sobre o grande golo do Sporting

O que se pode ler aqui é uma comparação do terceiro golo do Sporting ao estilo de jogo que Guardiola perpetuou no seu Barcelona. Comparação essa que só vale pelo tempo que a equipa do Sporting teve a bola, sem que o adversário pudesse intervir no lance. E isso, diga-se, é um grande mérito. De resto, a circulação por si só não tem grande qualidade (ao nível da procura do golo). O que se vê é uma troca de passes, no sentido de privilegiar a segurança, sem tentativa de penetração no bloco adversário. É uma posse de bola por fora do bloco, e o espaço, surge por uma deficiente basculação do Schalke, causada pelo próprio Schalke. Não pela velocidade de circulação do Sporting, nem tão pouco pela agressividade (tentativa de penetração, em passe vertical, ou progressão por dentro do bloco) da mesma. Depois, é Carrillo  a decidir o lance da melhor forma. Um contra um com espaço nas costas do defesa, velocidade, e o último passe foi o mais fácil. Grande jogada individual do extremo leonino.

É um grande mérito, de facto, conseguir ter a bola tanto tempo, estando em vantagem, por forma a gerir o jogo, o seu ritmo, e a controlar melhor as expectativas do adversário. E dessa forma, caso o Sporting consega tornar isso regular, será muito difícil que o magoem depois de estar em vantagem. E isso é Tiki-taka puro. Mas já se sabe que Tika-taka tem muito pouco a ver com a ideia de Guardiola, porque a sua mente brilhante adora uma circulação agressiva, bem como a manutenção da bola dentro do bloco adversário.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*