Lições de Guardiola, terceira parte

Quem joga são os jogadores.
“Eu posso analisar o rival e distribuir-vos tacticamente da melhor forma (…)Mas a partir desse ponto, rapazes, a responsabilidade é vossa.”

Não há tempo para treinar nas fases decisivas da época, onde joga de três em três dias. Chegada a essa fase, ou a equipa tem competências colectivas ou não as terá até ao final. Não há tempo para corrigir os erros do jogo anterior no treino. O que faz Guardiola nesses momentos? Usa imagens e vídeos giros, um pouco como se faz por aqui. Inclusivamente vídeos individuais, onde analisa a tomada de decisão de cada jogador.
O que faltou dizer sobre o jogo com o Arsenal:
“São dez minutos de nervos para Guardiola, incapaz de perceber como é que jogadores de tanta qualidade insistem em jogar bolas longas em vez de esconder e proteger a bola como ele havia planeado (…) – Por que é que a equipa não cumpre de forma tão evidente com as instruções iniciais? «Porque isto é futebol – explica Guardiola no dia seguinte, mais sereno – Porque somos homens e não robots. Porque queremos, mas nem sempre sabemos ou acertámos. Porque um treino é relaxado e um jogo é tenso. Porque o adversário também joga e tem qualidade ainda que haja muita gente que despreza o adversário… Porque isto é futebol»

Qualquer semelhança entre estas pequenas descrições do livro Herr Pep de 2014 e algumas pequenas coisas que vão sendo escritas e ditas por aqui é pura invenção nossa. Aí está o melhor do mundo, para mim da história, a relatar o que nós intuímos há muito. Se tiver dúvidas, consulte as etiquetas…

Boa leitura!

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*