“A equipa que melhor defende na Europa”?!

Foi assim que Ancelotti caracterizou o actual campeão espanhol, e vice campeão europeu liderado por Simeone. Não concordando com a premissa, é a equipa mais agressiva da Europa quando decide cair na bola. É das equipas que melhor reduz os espaços ao adversário quando a perde, colocando rapidamente muitos atrás da linha da bola. E só defende verdadeiramente com qualidade quando está bem perto da sua baliza. Mas está longe de ser a que mais qualidade tem nos princípios defensivos que utiliza, quer pelos espaços que deixa entre sectores quando se estende no campo, quer pelas referências individuais que utiliza.
Sorte por Suarez não ter finalizado logo em posição frontal
O espaço que Messi teve para correr, mesmo com aquela recepção
Distância entre jogadores enorme, não permite ajustar com qualidade.
O fora de jogo não é um objectivo, mas resulta como consequência…
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3011 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*