Queres ser como os grandes, faz como eles Raheem.

“Ontem hoje e amanhã… inteligênciaO jogo de futebol é um exercício de inteligência. Não inteligência académica, mas sim inteligência na ação, em movimento… Lamento que muitos estejam a destruir a importância do talento e criatividade (associados à inteligência). Mas por muitas voltas que quiserem dar, os melhores, aqueles que marcam a diferença e fazem as pessoas irem aos estádios, serão sempre os mais talentosos. Não os que correm mais rápido ou que que saltam mais alto…”

A afirmação de Carlos Carvalhal cai como uma luva naquilo que se defende por aqui, e aplica-se totalmente nesta e na esmagadora maioria das situações de jogo. De que valeu o tremendo potencial físico e até técnico ao jovem prodígio Inglês, num lance em que tinha tudo para evidenciar a sua qualidade? De que interessou ser mais rápido que os defesas, e ter qualidade técnica para executar o que se pedia? De nada valeu. Porque mais do que sair rápido interessa sair antes. Interessa ver tudo antes para se ter uma uma real vantagem, e depois a aproveitar com o resto. Ver antes é a maior marca dos inteligentes, e por vezes parece que eles vêm tudo mesmo antes de acontecer, quando na verdade já está a acontecer e o segredo é só um: eles viram primeiro. Primeiro que os adversários, primeiro que os colegas, primeiro que o treinador, primeiro que o público que o segue…
Se Raheem Sterling tivesse visto antes estaria em melhores condições de jogar com uma vantagem que ainda não tinha chegado, mas que se encontrava a caminho, para que com isso aumentasse de forma significativa a probabilidade de sucesso do lance. É isto a tomada de decisão, é isto a inteligência de jogo. Ver tudo, ver antes, e jogar de acordo com o movimento do adversário. Se fecha o passe vai embora, se fecha a bola solta o passe. No caso de o lance acabar em golo da forma que Sterling o idealizou teria sido um bom lance? Talvez… Mas de certeza que não teria sido o melhor. E os melhores, fazem sempre o melhor. Primeiro a cabeça, depois o resto…
Queres ser Grande Rahem? Então faz como eles! 
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*