Um passe tão simples que traz uma decisão tão boa que só poderia dar golo

Fala-se do génio de Óliver Torres. 

Passar bem é muito mais do que fazer a bola chegar ao colega. Passar bem envolve toda uma decisão. Mais tenso, menos tenso? No espaço ou no pé? Se no espaço um metro mais à frente, dois, três? Se no pé, para qual pé? Passar bem envolve jogar com o adversário. Fazer a bola passar-lhe ali tão perto que lhe crie a dúvida de que o pode interceptar. É quando esta dúvida é criada que a hesitação do defesa entre tentar interceptar a bola ou sair rápido para o espaço onde a bola vai chegar, que o sucesso se aproxima. 
No golo de Brahimi qualquer jogador do mundo com a bola nos pés como a tinha Óliver seria capaz de a fazer chegar ao argelino. Mas pouquíssimos seriam capazes de tornar o lance tão fácil para Brahimi (em 1×0). O espaço que a bola percorre, passando tão perto da bota do adversário (defesa direito do Vitória) foi o suficiente para que este ao invés de ajustar o seu posicionamento entre Brahimi e a sua própria baliza, ficasse na dúvida sobre as possibilidades que teria de interceptar o lance. Aquele passo que deu em frente com a dúvida que o espanhol lhe criou foi o suficiente para o lance terminar com sucesso, pois retirou-lhe tempo para se aproximar de Brahimi.
Não era exigente tecnicamente aquele passe. Mas toda a decisão (velocidade a imprimir na bola e espaço que esta deveria correr) só ao alcance dos que vêem muito mais além.
Vinte aninhos de pura classe do maestro da rojita.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3011 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*