Problemas defensivos de Peseiro em Manchester – Primeira parte

“Por todos os clubes por onde passou obteve sempre melhores resultados que qualquer outro. Porém, porque as expectativas talvez tenham estado sempre mais elevadas do que o que o potencial das suas equipas fazia antever, há uma certa descrença sobre as suas capacidades.”

Este Braga, na qual eram sempre diagnosticados problemas defensivos, jogava com jogadores sem grande qualidade individual nas linhas mais recuadas, e ainda assim, com o pouco tempo de trabalho que teve, conseguiu ir a Manchester jogar com um bloco médio e com a linha defensiva a reagir a profundidade e a largura colectivamente, como não se vê, por exemplo, hoje no Sporting. Claro que há erros, mas nota-se em cada lance a tentativa da última linha se comportar como um sector, a guiar-se pela bola (pressão ou não) e pelo colega. Quando chegaram as lesões, e os remendos, tudo desabou logicamente, tão altas eram as expectativas iniciais criadas pelo futebol praticado por esta equipa. Mais uma vez Peseiro saiu desvalorizado de um projecto que ele elevou, e depois não teve a sorte de conseguir levar a bom porto.

Mais sobre José Peseiro, aqui.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3011 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*