Portugal chega ao Euro em 2015 com mais qualidade. Não. Portugal chega ao Euro em 2015 mais experiente.

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Escrevia-se por aqui, no dia 9 de Outubro de 2014, experiência. Portugal esmagou a selecção Alemã com mérito, conseguindo de forma contundente a presença expectável na final do torneio. Tendo em conta o contexto, Portugal mostra-se um nível acima de todos os outros, fazendo lembrar a selecção espanhola de Thiago e Isco que também trucidou. Significa isso que o talento pode ser comparado? Não. Temos talento. Mais do que em gerações anteriores. Rui Jorge gosta de jogadores talentosos e aposta neles. Porém, não é de um nível tão alto que nos possa fazer sonhar com uma selecção A bem mais forte nos próximos anos. Onde Portugal ganhou foi nos minutos somados (ferramenta fundamental para o desenvolvimento dos jovens valores) em contextos de grande exigência por parte dos constituintes desta geração. Portugal tem William, Bernardo, e João Mário, todos no mesmo onze. Tendo em conta o contexto, pode dizer-se que beneficiamos de uma batota.
Alguém pode imaginar o nível a que Max Meier se apresentará ao atingir a idade actual de William Carvalho? Alguém percebe o porquê de Draxler ou Goetze terem ficado em casa? Portugal está forte nesta competição, de facto. Mas só o está porque não se pensa mais nas individualidades do que em outra coisa qualquer. E nestes escalões de formação o prioritário deverá sempre ser o individual.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3047 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*