Tomar decisões. O outrora menino de treze anos que hoje pode ser campeão Europeu.

Tinha treze anos o menino Bernardo quando o blog foi criado. 
O propósito desde o primeiro momento foi dar a conhecer um jogo novo, desconhecido do grande público. A velocidade a que o jogo decorre aumenta de dia para dia, Não a velocidade da passada dos atletas mas a velocidade com que se vão sucedendo as diferentes situações de jogo. Os contextos mudam rapidamente e os jogadores têm de ser cada vez mais rápidos e assertivos na sua tomada de decisão. Mais do que nunca o jogo é táctico. É cognitivo. Ter uma grande habilidade motora ou técnica não serve. O físico por si só já não aproxima a equipa do sucesso. A tomada de decisão é a chave de todo o sucesso. O que separa os médios dos bons, ou os bons dos enormes.
Tinha treze anos o menino Bernardo quando o blog foi criado.
Hoje, aos vinte refere que tenta sempre tomar a melhor decisão “a mais inteligente” em função do contexto “…aumentar ou diminuir o ritmo de jogo para permitir à equipa reorganizar-se”.
Bernardo tem drible, tem remate fácil, passe longo e curto. Tem uma série de atributos técnicos maravilhosos que ficam na retina de quem o segue. O que o distingue e o que define? nenhum desses atributos, pois claro. É a decisão. É a leitura que faz a cada bola que carrega e o que a mente lhe permite vislumbrar que o distingue. Atrair para jogar. Não soltar uma bola sem uma ideia. Não jogar apenas porque sim. 
Tinha treze anos o menino Bernardo quando o blog foi criado. E hoje a certeza de que a forma como se foi influenciando mentes e abrindo novas perspectivas sobre o jogo que amamos é o retorno prazeroso que se procurava quando o projecto se iniciou. 
Um dia também todo o Brasil acordará. 
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*