Transição e Organização defensiva. Pequenos recortes do campeão nacional na Liga dos Campeões feminina.

Transição Defensiva.

A reacção posicional à perda. Agressividade a recuperar posições. Conhecer o posicionamento mais do que a posição. Primeira preocupação voltar para trás da linha da bola. Segunda preocupação ajustar posicionamento em função do número de jogadores na situação de jogo. 

Organização Defensiva.

Procurar a todo o instante manter a concentração e o equilíbrio. Reagir na profundidade e na largura à mudança do contexto (espaço e pressão) em que o portador tem a bola. Ajustes de coberturas em função do corredor que a bola pisa. Preparar a transição ofensiva.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3047 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*