Aposta mais segura da semana – Bundesliga.

Prevê-se um Hamburg de linhas baixas. Defensivamente conseguem juntar sectores e encurtar espaços também intra-sectoriais. Todavia, a forma como controlam a profundidade, sem utilizar o guarda redes, baixando em demasia acaba por impedir a equipa alemã de conseguir sair em transição ofensiva. E é sempre complicado a que apenas se propõe defender ser feliz ao longo de todo um jogo.
Uma equipa com menos qualidade individual que o expectável para os seus pergaminhos tem tido no avançado Lasogga o seu jogador de maior rendimento. Muito curto ofensivamente o colectivo do Hamburgo, ainda assim.
O Dortmund de Tuchel é hoje uma das equipas mais encantadoras da Europa, a fazer lembrar o Barcelona de Guardiola. A primazia pela tomada de decisão, um meio campo cheio de criatividade e qualidade técnica em detrimento do físico. O muito jogo entre linhas adversárias e a pressão asfixiante na transição defensiva que lhe garante a bola o jogo todo.

Gundogan, o médio centro direito é na actualidade um dos jogadores europeus de maior rendimento e faz a equipa jogar. Mkhitaryan progride e define a grande velocidade e liga com enorme qualidade com Kagawa, o médio mais ofensivo, de volta ao seu rendimento habitual. O carrossel ofensivo de Tuchel não deixa ninguém indiferente e vai dizimando quem se lhe atravessa no caminho.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3047 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*