Anatomia de um golo. Ou de vários.

Ainda são demasiados os que avaliam o trabalho do treinador pelo seu gosto pessoal perante os onzes que apresenta, as substituições que faz ou o sistema táctico com que joga.
Ser bom ou mau treinador não tem absolutamente nada que ver com isto. Acredite. Ser treinador não tem nada a ver com o que qualquer bêbado num café conseguiria fazer.
O Sporting chegou hoje a vários golos, demonstrando qual é de facto o trabalho do treinador.
Com bola, definir posicionamentos e movimentações que garantam enormes possibilidades de sucesso. O portador para ter maiores possibilidades de sucesso precisa de várias linhas de passe. À esquerda, à direita e em apoio frontal. Assim, a sua decisão fica facilitada e o seu jogo mais imprevisível.

A bola vai passando de pé para pé, e a equipa move-se, movimenta-se. Sempre de forma pensada. Sempre de forma assertiva. É fácil ter bola em equipas que multiplicam as linhas de passe. É mais fácil dar seguimento às jogadas. É mais fácil brilhar e fazer bem.
As imagens marcam o início do primeiro golo do Sporting. Mas em todos, e em todo o jogar, há opções. Há proximidade ao portador. Há futebol.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3008 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*