Aposta mais segura da semana. Série A.

Em 433, é assim que o Bologna de Donadoni receberá o Napoli. Com bola, procura sempre protagonismo. Sem jogar demasiado vertical a todo o momento, coloca o excelente Giaccherini entre linhas, procurando ligar todo o jogo ofensivo. Extremos com menor dinâmica de mobilidade, e um avançado fixo fazem depender em demasia do internacional italiano todo o processo ofensivo.
Sem bola, Giaccherini, baixa quando a bola está no corredor central ou no direito da sua equipa, para cobertura a Taider. Um triangulo a meio campo que sem bola funciona com apenas um pivot defensivo que báscula de lado a lado sempre em cobertura enquanto que os interiores vão saindo à bola. Há ideias, mas individualmente muitas dificuldades. A última linha não se sente confortável com a velocidade dos adversários e esse é um grande ponto a favor do Napoli.

Depois de assegurada a liderança na jornada anterior, o Napoli de Sarri, uma das equipas mais surpreendentes da Europa na presente época, desloca-se a Bologna, clube que se encontra nos lugares de despromoção.
Surpreendente o Napoli apenas para quem não conhece. Uma proposta de jogo ofensiva muito ousada, com um jogo assente numa transição ofensiva ultra veloz. Insingne ou Mertens partem o corredor esquerdo todo em velocidade e profundidade, enquanto que Calléjon faz igual no corredor oposto. Também Higuaín é um avançado de rupturas. Tem mil um movimentos para aparecer nas zonas de finalização onde é mestre. O meio campo com Hamsik à esquerda de Allan, com Jorginho nas costas tem a qualidade técnica necessária para pausar e esperar pelo momento certo para lançar as setas.
Defensivamente percebem-se todos os comportamentos posicionais no seu 433. As coberturas dos médios centro, os defesas que se relacionam entre si na última linha, cumprindo alinhamentos e reajustes. A proximidade entre sectores e intra sectores.

Com tamanha organização jogar fora é um handicap menor.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*