Aposta mais segura da semana. Liga Europa.

Com um modelo incrivelmente ofensivo, Tuchel tem derretido todos os seus adversários no seu reduto. Uma das principais equipas da Europa em organização ofensiva pelas características dos seus atletas, muito criativos, com enorme qualidade técnica e de decisão, e pelos posicionamentos que potenciam ao máximo a fase da criação. Deixa pouca gente atrás da linha da bola, porém, a transição defensiva é agressiva o suficiente para que o portador adversário não tenha sucesso e não consiga sequer lançar o contra ataque.
Desloca-se a Dortmund a equipa do PAOK já eliminada.

A boa performance defensiva (apenas 3 golos sofridos na fase de grupos) relaciona-se única e exclusivamente com a opção de ser uma equipa de tracção à rectaguarda. Posicionam-se num 532 (531+1 a defender, com o baixar de um dos avançados), e mesmo não tendo qualquer articulação inter e intra sectorial, mesmo não controlando espaços que não o da profundidade, pelo aglomerar de pernas no último terço o PAOK vai conseguindo defender a sua baliza. Esta opção tão defensiva não estará naturalmente dissociada da péssima performance ofensiva (2 golos em 5 jogos). Muitas dificuldades para chegar à frente. Inexistente em organização e em transição ao longo dos jogos da Liga Europa. Apesar de individualidades importantes como Berbatov.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3013 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*