442 de Peseiro no FC Porto?

Em tempos parecia que o 433, com meio campo organizado com um médio defensivo e dois interiores era cultural no FC Porto. Lopetegui trouxe um sistema diferente mas ainda assim com apenas um ponta de lança. É difícil olhando para os anos transactos recordar o FC Porto com o 442 como plano A. 
José Peseiro, o treinador com o futebol mais apaixonante das últimas décadas do Sporting, chega ao Dragão para impor as suas maravilhosas ideias ofensivas, agora também ciente da importância dos momentos sem bola. Mesmo que sejam muito reduzidos ao longo das partidas.
Com aparentemente poucas soluções para a posição de avançado centro (em 442 porque não Corona na linha mais avançada?), a dúvida imediata é perceber se romperá com a tradição táctica portista, moldando a equipa aquelas que foram as suas ideias desde sempre ou se inicialmente, com um plantel não definido por si se procura adaptar ao contexto. Ou será que é possível ser o “contexto a adaptar-se”, por algumas modificações nos posicionamentos habituais de alguns jogadores?
Se chegar em 442, pela primeira vez em muitos anos teremos os três grandes, quatro com o Braga, no mesmo sistema com dois avançados centro. Uma tendência que tem voltado a reinar na Europa nos últimos anos. Mesmo que o campeão europeu continue a fazer diferente e melhor.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*