Equipa que joga bem e não ganha deixa de jogar bem

É essa a máxima que vai ditar o (in)sucesso de José Peseiro no Porto. Não é que a qualidade de jogo dos dragões seja admirável, longe disso. Mas nunca conseguirá tal objectivo se o caminho não foi feito de vitórias. As vitórias permitirão ao treinador incutir melhor e mais rapidamente o que quer nos jogadores, pela crença deles que é aquele o caminho que os vai levar ao sucesso. É fundamental para qualquer ideia de jogo, por melhor que seja, que o jogador tenha confiança e convicção naquilo que faz. Que não duvide. E para isso, só ganhando. E num clube como o Porto, só ganhando consecutivamente. O caso do Benfica é paradigmático. A equipa uniu-se finalmente em torno do treinador, e o resultado é uma maior coesão entre o que o treinador quer, e o que os jogadores conseguem fazer. Com isso, a melhoria da equipa, e o avolumar do resultado nos últimos jogos. A confiança dos adeptos. Tempo para trabalhar com tranquilidade sem que os jogadores se sintam pressionados a errar, ou mais pressionados quando erram. 

Foi assim o jogo na Amoreira. O Porto não fez uma boa primeira parte. Limitou-se a aproveitar os erros do Estoril (que entrou bem) e dessa forma conseguiu ir em vantagem para o intervalo. Depois, controlou com bola e no final percebeu-se uma maior confiança e conforto dos jogadores para jogar no último terço. Para não se precipitarem na decisão aí, e combinar para entrar na área com a bola controlada. Nesse final de jogo, percebeu-se o futebol que a equipa será capaz de apresentar quando estabilizar do ponto de vista emocional. Para tal, tem que continuar a ganhar. A reviravolta foi, aliás, um factor mais de reforço de confiança dos jogadores em si próprios, no treinador, e dos adeptos na equipa.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*