Em organização defensiva e em transição. Chidozie.

Não é complicado para um central fazer boa figura individualmente nos momentos de organização defensiva. Há muitas pernas, muita gente, muita proximidade e é mais fácil não estar mal posicionado. Sobretudo se a bola estiver no corredor lateral. Mais complicado é ter de decidir em segundos o “ir”, ou “ficar”. “Subir” ou “baixar”. Saiu da Luz com uma grande imagem mesmo que uma decisão sua (sair quando era para ficar, porque o outro central já tinha saído e ainda vinha a voltar) tenha oferecido de bandeja o golo ao SL Benfica.

É quando há mais espaço e menos colegas que se torna mais complicado esconder-se na “multidão”. No golo do Moreirense Chidozie adoptou um dos mais bizarros comportamentos posicionais vistos na Europa. Nem importa sequer que seja central. Mesmo que fosse lateral, o importante não é a posição base mas os princípios. Contenção – Colocar-se entre bola e baliza é o primeiro princípio defensivo do jogo. O central do FC Porto que no início da jogada estava nesse eixo, foi desviando-se do portador da bola até abrir no corredor lateral chegando ao absurdo de ficar mais fora do que o extremo adversário! Um dos momentos mais caricatos presenciados na Europa na presente época e que demonstra que ser futebolista não é correr, ser rápido e saber tocar a bola. 
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3047 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*