Aposta mais segura da semana. Bundesliga.

Quase cem por cento vitorioso, e com uma média grande de golos por jogo no seu reduto, o Dortmund regressa a casa para defrontar uma das piores classificadas equipa da Bundesliga.
A equipa de Tuchel apresenta hoje uma das mais encantadoras dinâmicas ofensivas de toda a Europa. Muita procura pelo corredor central, muita criatividade, muitas linhas de passe. Um verdadeiro carrossel que remete os adversários para um jogo unicamente defensivo, pela forma como monopolizam a bola. Sempre de uma forma atractiva, dinâmica e objectiva.
Gundogan, Kagawa e Weigl sempre ligados ao jogo a procurar a velocidade de Aubameyang e de Reus num jogo de posse e transição ofensiva assinalável.
Há muita qualidade de processos ofensivos, acrescenta uma transição defensiva muito agressiva e organizada pelo bom posicionamento em organização ofensiva. Muito complicado nos dias de hoje jogar no Westfalenstadion.
O 442 agora de Julian Nagelsmann ainda defensivamente a mostrar fragilidades na distância entre sectores e pela forma como não controla os espaços à frente de cada sector com coberturas. Jogam de perfil médios centro e avançados, e é fácil jogar por dentro quando se defronta o Hoffenheim. Pouca dinâmica na forma como se readaptam a novas situações, não espanta que o mau percurso na Bundesliga esteja associado muito mais à falta de competência defensiva que à incapacidade em fazer golos.
Em organização, há ideias. Extremos procuram jogar por dentro. Tabelar com segundo avançado, ficando o primeiro mais centrado em aparecer nas costas ou em zonas de finalização se a equipa chega à linha final. Um pouco de maior mobilidade é preciso!
Há expectativa sobre o que o jovem treinador que recentemente chegou ao cargo poderá mudar. Mas em Dortmund, não será o momento para crescer.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*