Múltipla da semana.

CHELSEA X STOKE
Chelsea a escalar na classificação e com a possibilidade de chegar à pontuação do Stoke, o 7º classificado em caso de vitória
4231 com que iniciou a época, agora menos pressionado e com as individualidades a crescerem. A equipa liga agora melhor com Diego Costa que volta paulatinamente a aparecer na profundidade e a finalizar com qualidade.
Fabregas e Matic mais preocupados a ligar construção com criação e Hazzard, Óscar e William sempre a procurar desequilíbrios que possam explorar as rupturas de Diego Costa. Em transição ofensiva bastante forte a equipa londrina. Pela capacidade para definir de quem joga nas costas do ponta de lança e pelos traços individuais de Diego Costa.
Defensivamente maiores duvidas pela forma como a equipa parte ao meio na transição defensiva e os jogadores da frente demoram a recuperar para trás da linha da bola. Ainda assim, em Stanford Bridge deverá aproveitar para continuar a subir lugares.
Quem diria que o Stoke de Mark Hughes chegaria a Stanford Bridge à frente do Chelsea?
Pouco preparada para assumir os jogos em organização ofensiva, o Stoke mais do que os processos colectivos utiliza bastante bem as individualidades que tem.
Sai rápido na transição com Arnautovic e Shaquiri muito capazes de provocar desequilíbrios com espaço para correr. Affellay a jogar maioritariamente no corredor central, próximo de Imbula, o médio ex FC Porto que já se mostra a um nível elevado. Seja nas transições pela chegada rápida que tem à situação de jogo seja em posse pela forma como quebra linhas.
Menos definidos os comportamentos sem bola. Tudo muito aleatório e a sair mais da mente dos próprios jogadores do que de um modelo pensado e definido. Desprotegem-se espaços entre sectores e até nas costas. Complicado gerir o jogo em Londres sem ter bola.

DORTMUND X BAYERN
Jogo grande na Alemanha, com o Dortmund a poder ficar a apenas 2 pontos da liderança.
A equipa de Tuchel apresenta hoje uma das mais encantadoras dinâmicas ofensivas de toda a Europa. Muita procura pelo corredor central, muita criatividade, muitas linhas de passe. Um verdadeiro carrossel que remete os adversários para um jogo unicamente defensivo, pela forma como monopolizam a bola. Sempre de uma forma atractiva, dinâmica e objectiva.
Gundogan, Kagawa e Weigl sempre ligados ao jogo a procurar a velocidade de Aubameyang e de Reus num jogo de posse e transição ofensiva assinalável.
Menos capazes de ter bola quando pressionados, apesar da qualidade de Hummels. Contra um adversário de tanta valia, tal deverá ser um problema. Dortmund sentir-se-à desconfortável e não é certo que esteja preparado para um jogo diferente do que está habituado. Um previsível empate no jogo grande da jornada.
Surpreendido na jornada passada, o Bayern de Guardiola não poderá voltar a perder sob pena de perder o controlo da liga.
Em Dortmund apresentar-se-à dominador. Não sabe ser de outra forma.
Uma das mais fortes do futebol mundial a equipa de Guardiola. Comportamentos muito bem definidos e treinados em organização ofensiva. Muita gente envolvida no processo ofensivo, construção que atrai para que no primeiro passe comece logo a desequilibrar o adversário. Em organização ou transição, muita qualidade no retirar da bola do centro de jogo, promovendo espaço para os seus mais desequilibradores terem sucesso. Nos corredores laterais deverão surgir Robben e Douglas Costa, sempre capazes de trazendo para dentro ligar com Muller e Lewandowski.
Na transição defensiva tudo dependerá da capacidade para ser agressivo logo após a perda. Perdendo timings nesse momento, com menos atrás da linha da bola sentirá dificuldades perante a mais valia de Aubameyang e Reus quando lançados com espaço. Um possível empate num jogo determinante.
BRAGA X FC PORTO
Jogo grande na Pedreira.
Braga no 442 habitual de Paulo Fonseca.
Em casa quererá assumir o jogo em organização, onde demonstra ter comportamentos e individualidades com qualidade para o fazer. Muita procura pelo jogo interior combinando com o atrair ao exterior para voltar dentro. Josué, Filipe Augusto e Alan sabem definir com assertividade os lances mesmo em espaços curtos e ligam fases com qualidade. Todavia apenas Alan deverá subir ao relvado porque Filipe e Josué estão impedidos. Em organização defensiva sabe juntar sectores e esperar pelo momento para recuperar e sair em transição onde Rafa é de nível Europeu. O português está no top dos melhores jogadores nacionais e é um verdadeiro criador.
O desgaste do grande acumular de jogos de risco máximo aliado à falta de necessidade de somar pontos na Liga que se traduzirá no 11 menos competitivo poderá ser fatal na concentração dos jogadores bracarenses.
Esperavam-se mais mudanças no modelo do FC Porto de José Peseiro. Preferiu uma postura conservadora mudando apenas algumas peças aqui e ali o treinador do FC Porto.
Em Braga surgirá como se sente confortável. A envolver muita gente atrás, a utilizar André, Herrera e Danilo naquilo em que se mostram mais fortes, nas correrias para garantir equilíbrios e concentração sobre a bola, e sempre à procura da recuperação alta que possibilite as saídas rápidas de Corona e Brahimi que pedem sempre no pé para mais tarde explorar a profundidade de Aboubackar, que se movimenta sempre na profundidade no sentido do portador da bola para receber na diagonal.

Muita presença defensiva deverá assegurar o equilíbrio e o momento de explorar os três da frente deverá chegar. Num jogo extremamente competitivo o FC Porto tem uma jornada fantástica para ganhar pontos a um dos rivais. Ou aos dois.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*