O “inteiro” Sampaoli

“Sê inteiro… nada exclui”

Não pensava em Futebol, Pessoa. Mas, é inteiro e sem excluir nada na forma como tenta controlar a aleatoriedade do jogo que Sampaoli chega à Europa.

O futebol ofensivo que promove é apaixonante. A constante mobilidade, o jogo apoiado, o cumprimentos dos grandes e dos princípios específicos do jogo, as inúmeras linhas de passe que garantem sempre opções ao portador. A gente entre sectores adversários e a forma rápida como combinam promovendo o enquadramento pós combinação, quando o portador tem pressão nas costas. São mil e uma soluções para furar blocos adversários.

Primazia por um jogo de ataque posicional que promove a fantasia e a criatividade que não deixa ninguém indiferente.

Mas, sem nunca esquecer o jogo como um todo. O estar preparado para responder ao que o jogo estiver a dar, quando por falta de capacidade não conseguir assumir o jogo como tanto adora. Com bola.

Em tempos não tão idos, o brilhante Matías Manna, “pai” do “Paradigma Guardiola”, solicitou-me videos da “defesa alta” do SL Benfica de Jorge Jesus e das suas “armadilhas de fora de jogo”. Porque os melhores também tentam perceber como fazem os melhores. Hoje, Manna chega com Sampaoli à Europa, e a expectativa de que consigam ter o impacto prometido é maior do que nunca, pela bonita ideia de jogo, que não esquece nunca qualquer outro momento do jogo, e a forma como todos os momentos se ligam.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3011 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

2 Comentários

  1. E as contratações? Sarabia, Ganso, Kiyotake, Vazquez, Correa… Muita qualidade ofensiva junta para colocar em campo essas ideias. Promete muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*