
Nos tempos recentes tem sido imensa a “afluência” ao “Lateral Esquerdo”. São milhares os “utilizadores” novos por cá. Também por isso, recentemente se perguntava na caixa de mensagens do facebook, o que entendíamos por um passe vertical.
Tantas vezes por cá a referência ao “dos seus pés sai sempre para uma situação melhor do que a que encontrou” sobre aquilo que define os melhores jogadores. Facilitadores do sucesso colectivo. Aqueles que com as suas decisões aproximam a equipa do sucesso, mesmo que aparentemente aquele passe tenha sido pouco relevante, por não ser a assistência ou sequer o que antecede a assistência.
Porém, cada toque, cada posse, há que ser valorizada. A bola não deve ser tocada porque sim, mas por levar em si, desde logo, uma ideia.
Facilitar o sucesso colectivo e no caso específico com um passe vertical (a entrar por entre a linha média adversária) deixando portador com bola no corredor central, é o que se pode observar no momento incrível de De Bruyne contra o Barcelona. Algo tão simples. Todavia, tão complexo e tão passível de aproximar a sua equipa do golo.
Passar de uma situação de não enquadramento com sete adversários atrás da linha da bola e com espaço encurtado para um possível 4×4, com portador de frente para a baliza adversária com espaço e tempo para decidir.
Não há Guardiolas, Mourinhos ou qualquer outro treinador nestes lances. Apenas o que jogadores fabulosos tiram e retiram do jogo.
P.S. – Continuo a solicitar que adiram ao patreon. Estamos muito agradecidos aos que já o fizeram. Por um valor residual (não terá de ser mais de um dólar mês!) continuaremos a produzir conteúdos para que continuem por cá. Continuem a ajudar aqui: Patreon. Muito simples e garantirá a existência do “Lateral Esquerdo” nos meses seguintes.
Deixe uma resposta