Facilitar o sucesso à equipa e aos colegas. Decidir bem.

Nos tempos recentes tem sido imensa a “afluência” ao “Lateral Esquerdo”. São milhares os “utilizadores” novos por cá. Também por isso, recentemente se perguntava na caixa de mensagens do facebook, o que entendíamos por um passe vertical.

Tantas vezes por cá a referência ao “dos seus pés sai sempre para uma situação melhor do que a que encontrou” sobre aquilo que define os melhores jogadores. Facilitadores do sucesso colectivo. Aqueles que com as suas decisões aproximam a equipa do sucesso, mesmo que aparentemente aquele passe tenha sido pouco relevante, por não ser a assistência ou sequer o que antecede a assistência.

Porém, cada toque, cada posse, há que ser valorizada. A bola não deve ser tocada porque sim, mas por levar em si, desde logo, uma ideia.

Facilitar o sucesso colectivo e no caso específico com um passe vertical (a entrar por entre a linha média adversária) deixando portador com bola no corredor central, é o que se pode observar no momento incrível de De Bruyne contra o Barcelona. Algo tão simples. Todavia, tão complexo e tão passível de aproximar a sua equipa do golo.

Passar de uma situação de não enquadramento com sete adversários atrás da linha da bola e com espaço encurtado para um possível 4×4, com portador de frente para a baliza adversária com espaço e tempo para decidir.

Não há Guardiolas, Mourinhos ou qualquer outro treinador nestes lances. Apenas o que jogadores fabulosos tiram e retiram do jogo.

P.S. – Continuo a solicitar que adiram ao patreon. Estamos muito agradecidos aos que já o fizeram. Por um valor residual (não terá de ser mais de um dólar mês!) continuaremos a produzir conteúdos para que continuem por cá. Continuem a ajudar aqui:  Patreon. Muito simples e garantirá a existência do “Lateral Esquerdo” nos meses seguintes.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*