Chegar ao golo sem que o adversário toque na bola. Explorar espaço entre linhas e desmarcações.

FUTEBOL - Paulo Fonseca no Sporting vs Pacos de Ferreira, jogo a contar para 10 jornada da 1 Liga, realizado no Estadio de Alvalade, em Lisboa.. Domingo 09 de Novembro de 2014. (ASF/Alexandre Pona)

Invulgar chegar ao golo após o apito de saída, sem que o adversário toque na bola.

Foi o que aconteceu com a equipa de Paulo Fonseca na partida da Liga Europa.

Mau controlo do espaço intersectorial (distância excessiva entre defesas, muito recuados face ao posicionamento dos médios, e médios) a permitir aos “ucranianos” receber de forma confortável uma bola longa, enquadrar e decidir.

Uma vantagem da desmarcação pela frente sobre a da pelas costas. Não somente porque está mais perto, mas porque facilita a decisão ao portador, que controla o possível fora de jogo do colega e a articula com a sua decisão.

P.S. – Continuo a solicitar que adiram ao patreon. Estamos muito agradecidos aos que já o fizeram. Por um valor residual (não terá de ser mais de um dólar mês!) continuaremos a produzir conteúdos para que continuem por cá. Continuem a ajudar aqui:  Patreon. Muito simples e garantirá a existência do “Lateral Esquerdo” nos meses seguintes.

 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 2936 artigos
Creator of the "Lateral Esquerdo", is also a teacher at the University Stadium in Lisbon. Soccer coach, having conquered several national titles in Portugal. Experience as soccer coordinator, and lecturer at various Sports Universities. Author of the book "Build a champion team" from the publisher PrimeBooks.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*