Iniesta. Para além do que a todos nos apaixona.

O expoente máximo do que é um médio completo. Não ignorando a agressividade e disponibilidade defensiva.

Afirmava-se aqui quando se enfatizava as qualidades do melhor médio centro das últimas década. Iniesta é o melhor não pela sua competência defensiva, obviamente. Mas, há que destacar também em Iniesta aquilo que é menos visível. Quem considerará Iniesta um jogador agressivo?

E no entanto, naquilo que é a agressividade que verdadeiramente faz a diferença no jogo, poucos haverão como o baixinho espanhol. Nem sempre é vulgar encontrar nos génios a disponibilidade que Iniesta tem para os momentos em que a sua equipa não tem a bola. Disponibilidade traduzida também em agressividade na forma como ocupa e fecha os espaços aos adversários. No fundo, aquela que é a agressividade que é necessária no jogo! E não a que tantas vezes se traduz em “fazer faltas”.

P.S. – Fica aqui um agradecimento muito grande a todos quantos os que já se tornaram patronos do projecto. Seja usando a plataforma do Patreon, seja procurando a alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com. Recordo que a contribuição será a que pretenderem e puderem dar para se tornarem patronos do “Lateral Esquerdo” e dessa forma terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

3 Comentários

  1. Já vi tanto futebol na minha vida mas nunca o tinha realmente visto até começar a vir cá. Agora que já vejo qualquer coisa fico com a certeza que continuo sem saber nada. Obrigado por se disponibilizarem para partilharem estas noções e conhecimentos.

  2. Realmente a inteligência, o critério, a disponibilidade que apresenta para cada situação do jogo é de uma tremenda monstruosidade! Incrível como é quase sempre no timming certo a partir para a contenção, ocupação do espaço e devida pressão. Uma fonte de conhecimento futebolístico… Imortal!

    Não sei se é possível, mas gostava de ver uma pequena análise ao Modric. Obrigado desde já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*