Diferenças na 1ª fase de pressão e a velocidade pedida por Jesus

O SL Benfica e Sporting CP apresentaram-se no jogo de ontem, com estratégias bem diferentes.

As intenções dos seus treinadores refletiram-se na forma como delinearam a estratégia para a 1ª fase de pressão.

A equipa do Sporting apresentou-se mais agressiva na forma como tentou condicionar o adversário, juntando Adrien aos avançados que ficavam responsáveis por limitar as ações dos centrais.

Do lado Benfica, Rui Vitória optou por uma dinâmica mais conservadora, que permitiu ao Sporting sair em progressão pelos centrais, ainda que estes só o fizessem pelos corredores laterais. Os avançados ficaram encarregues de controlar os centrais e também William, o pivô defensivo.

No entanto, o Benfica nunca permitiu que a equipa leonina construísse ou criasse por dentro.

benfica-6-para-postar

O Sporting viu-se limitado no seu jogo ofensivo, porque nunca foi capaz de encontrar espaço interiores, entre-linhas. De forma a aumentar o espaço entre a linha defensiva e a linha média benfiquista, seria necessário atacar com maior frequência a profundidade.

Por isso, Jorge Jesus falava da necessidade de meter velocidade na frente.

Joe Campbell deu isso e o Sporting melhorou.

Bruno Fidalgo
Sobre Bruno Fidalgo 57 artigos
Licenciado em Ciências do Desporto. Criador e autor do blog Código Futebolístico. À função de treinador tem aliado alguns trabalhos como observador.

16 Comentários

  1. Absurda é a qualidade que os posts têm vindo a ganhar. Mete me nojo que fora deste ‘circulo’ do blog voces nao sejam reconhecidos. Haja cada jaguncio a ter tempo de antena e os ‘blogs do ano’ que não valem nada. Uma das maiores injustiças que há.

    Desculpem este desabafo um bocado inusitado e exagerado, mas isto revolta-me a sério…

    • Confesso que era um dos que estava curioso sobre como seria o blog a partir do momento em que começasse a existir o Patreon(ja inclusive mandei um email ao Pedro mas ainda começarei a contribuir). O LE está surpreendendo ainda mais. Incrivel

  2. Bom post.

    Vi pouco do jogo e o que vi foi em modo Inácio pois considero uma vergonha um jogo desta importância ser transmitido por um canal ligado a um clube presente no espectáculo, isso descredibiliza o futebol português a meu ver.

      • Pois parece-me que o teu clube não há muito tempo assinou um contrato de 10 anos com o suposto monopólio, escreve uma carta ao teu presidente a chorar.

    • Claro, porque uma equipa ter os seus jogos em casa a serem transmitidos no seu canal, ter um vice-presidente com influência e poderes na TVI, etc, isso é que já não é nada monopólio.

      E a resposta do gelo também não é má de todo, agora imagine o sr. Edson a quantidade de gelo que precisava colocar se todos os clubes optassem pela política de direitos televisivos do Benfica e ao fim do mês tivesse que largar 180 euros.

      • A grande diferença e que os outros clubes não tem capacidade para fazer aquilo que o Benfica fez!
        Quanto aos jogos transmitidos na BTV ou SportTV e quase a mesma coisa… a empresa que trata das transmissões e a mesma. Mas veja la que na BTV consegue ver repetições de lances polêmicos mesmo quando são contra o Benfica… e ate mostram os adeptos da equipa adversaria durante a transmissão dos jogos. Será que pode dizer o mesmo das transmissões SportTV? Basta lembrar o jogo FCP vs SLB para saber a resposta a esta pergunta!

        • “A grande diferença e que os outros clubes não tem capacidade para fazer aquilo que o Benfica fez!”

          Não têm autorização para atingir o passivo que o Benfica atinge, deve ser mais por aí a sua frase…

          —————————————————————-

          “Mas veja la que na BTV consegue ver repetições de lances polêmicos mesmo quando são contra o Benfica”

          Ao que parece, os Sportinguistas não têm essa opinião.

          ——————————————————————

          “Será que pode dizer o mesmo das transmissões SportTV? Basta lembrar o jogo FCP vs SLB para saber a resposta a esta pergunta!”

          Não sei do que fala, não vejo a Sporttv a torcer por ninguém e se visse até era pelo Benfica, porque as críticas ao Porto nos últimos meses foram mais que muitas. Essa da Sporttv é uma lenga-lenga, é quase uma propaganda populista que deu jeito a dadas alturas para certa gente no Benfica.

          • “não vejo a Sporttv a torcer por ninguém ”

            LOL.

            O SLB tem monopólio é? Um monopólio que permite que os programas com paineleiros, líderes de audiências, reclamem por penaltys contra o SLB que ficaram por assinalar em lances passados na área do adversário do SLB? Que rico monopólio.

            Passivos? A sério? Que isso interessa para esta questão?

            “Ao que parece, os Sportinguistas não têm essa opinião.”

            Sim, até pq o Enzo Perez já não foi castigado uma vez por causa de imagens da BTV. E a repetição do primeiro golo começa logo com as “mãos” de Pizzi. Tudo às claras. Mas é giro mandar larachas para o ar

  3. Qual a intenção do JJesus lançar o Alan Ruiz na partida?
    Explicaram, e bem a entrada do campbel,mas e a do Alan?
    O Que achas do Jogador ?
    PS- GRANDE, GRANDE POST!

  4. Entre Alan Ruiz e Bryan Ruiz não sei quem é o mais lento, embora Bryan é melhor mas ambos não acrescentam nada nesse momento a equipa, e quando vejo que Matheus nem se quer~´e convocado ate me doi o estomago.
    campbel da maior dinamica a equipa deveria jogar de inicio.
    O que acham de um 11, em 4-3-3?
    12ª melhor do mundo
    J. Pereira, Coates, Semedo, Zeegelar
    William a 6 Adrien a 8 e B Cesar a 8,5
    Gelson, Bas Dost, Campbel

  5. Há muitas outras coisas que descredibilizam o futebol português. Nomeadamente o inusitado número de programas onde os bêbados da tasca têm tempo de antena para explanarem as suas teorias da conspiração, em vez de se pagar a quem sabe para nos brindar com coisas como esta que o Bruno aqui fez. E depois a tolerância para o anti-jogo, consoante nos serve ou não. Não conheço os adeptos de nenhuma equipa alemã, por exemplo, que aceitem que a sua equipa queime tempo com lesões imaginárias e outros que tais desde os 15 minutos de jogo ou assim. Em Portugal “é a vida”. Noutros desportos penaliza-se.

    Quanto ao que realmente interessa nada mais a acrescentar. Explica muito bem porque melhorou o SCP com a entrada do Campbell. Fico com a dúvida (se der para fazer um post comparativo melhor, senão é deixar) se a forma como o SCP não cria no centro é comparável com o derbi de Alvalade do ano passado. Ou seja, na altura fiquei com a impressão que a aposta nas laterais foi mais opção táctica do SCP. Neste jogo pensei estar a assistir a um remake, talvez porque quem me parece ser o melhor desequilibrador do Sporting joga numa ala (Gelson). Depois deste post fico com a impressão que tal ocorreu por “imposição” táctica do Benfica. Teria acontecido o mesmo o ano passado?

  6. Obrigado pelo comentário.

    Para ser sincero não me recordo. No entanto, o que me parece é que o Sporting já saberia que ia ser difícil encontrar espaço no corredor central. A colocação de Bryan Ruiz, quase sempre deslocado para o corredor esquerdo, na tentativa de criar igualdade ou superioridade nessa zona, pode ser um sinal disso.
    (Gelson não precisa de tanto suporte para criar).

    O Benfica foi, a meu ver, competente na forma como condicionou o jogo interior do adversário, mas o Sporting poderia ter forçado mais. Tirando uma ou outra excepção, raramente o fez.

    Acho que é um pouco das duas coisas. O Benfica condiciou e o Sporting, que já esperava essas dificuldades, muitas vezes abdicou de tentar.

    • Fiquei com a impressão que o descaído do Brian pareceu-me ser para dar mais alternativas para anular o Semedo. Não só dá mais linhas de passe, mas também uma maior probabilidade de ganhar ressaltos e pôr mais pressão na saída do Semedo, travando assim a velocidade individual e colectiva.

      Claro que a manta não estica para todo o lado e até à entrada do Cervi o Gelson fez “o que quis” do Almeida, mas as opções que tinha eram, para lá da jogada individual, bolas longas, ou para a entrada da área ou para o coração da mesma. Não me lembro de nenhum momento do SCP em que isso acontecesse do lado do Semedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*