O regresso de Thiago Alcântara.

As constantes lesões que tanto tempo de jogo lhe têm retirado são a única razão pela qual não é já nos dias de hoje o centrocampista de maior rendimento no futebol mundial.

O prodígio Thiago Alcântara finalmente com uma sucessão de jogos completos, a permitir-lhe mostrar ao mundo o que promete desde sempre.

Tecnicamente estará no lote restrito dos dois, três, quatro, cinco melhores a nível mundial. É todavia a sua tomada de decisão e criatividade que o tornam ainda mais especial. Tudo é pensado. Não há um toque sem uma ideia. Até a forma como progride, quando aparentemente não é isso que se pede, trazem ideias e possibilidades para o jogar da equipa. Trazem gestão das fases do jogo. Trazem decisões sobre o método de ataque que melhor se adequa ao momento.

Um video com decisões tão simples, mas que mostram como influencia como pouquíssimos a nível mundial tudo o que se passa no jogo. Das suas decisões move-se toda a equipa. Até na simplicidade e aparente facilidade gere o jogo (colegas e adversários) e cria desequilíbrios. A forma como move tudo ao seu redor com as suas decisões, a fazerem recordar o porquê de tantas vezes se associar a palavra “maestro” ao futebol.

Na recepção ao Arsenal, o Bayern num jogo perfeito em ataque posicional. Perfeito pelo número de jogadores que envolve, pela forma como move a oposição, pelos seus próprios movimentos e decisões. Perfeito pelas decisões e posicionamentos em criação. Perfeito pela facilidade com que cria. Um jogo tremendo

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3767 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

6 Comentários

  1. Estou longe de ser um entendido do futebol mas é sobretudo por jogadores como o Thiago e por blogs como o LE que serei sempre um apaixonado do futebol. Continuem o bom trabalho

  2. Pedro,

    No video que mostras tb conta estar um super decisor como Hummels a lhe fazer o passe.
    Hummels deve ser o ou dos melhores centrais a decidir a saída ofensiva.
    Digo eu…

1 Trackback / Pingback

  1. A galeria dos imortais para Thiago Alcântara – Lateral Esquerdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*