Zivkovic no golo de Rafa Silva. Organização ofensiva do Benfica.

FUTEBOL - Zivkovic, durante o jogo SL Benfica Vs Derby County FC, para o Algarve Football Cup, no Estadio Algarve, em Loule. Sabado, 16 Julho de 2016. (ASF/CARLOS VIDIGAL JR.)

Entrou muito dominante e assertiva na segunda parte a equipa do SL Benfica.

Em organização ofensiva uma equipa paciente, com sucessivas trocas de bola, procurando desorganizar adversário. Capaz de esperar pelo melhor momento para então acelerar o último passe (ou penúltimo, como no caso do desequilibrio no segundo golo encarnado).

A procura da profundidade no corredor lateral, na origem do golo. Foi a recepção de Zivkovic e o movimento de Nélson na profundidade que “desmancharam” linha média da equipa adversária. Poderia ter colocado na área Zivkovic, onde o Desportivo de Chaves tinha o espaço controlado por três elementos contra apenas Mitroglou. Decidiu melhor, voltando a colocar a bola dentro, agora que a linha dos quatro médios adversários estava desfeita, pelos movimentos encarnados.

Bola dentro, uma única linha pela frente, a permitir a Samaris ter tempo suficiente para percepcionar tudo o que se passava ao seu redor. Uma única linha para “furar” com passe por entre estrutura, para as costas. O passe de Samaris, o movimento, velocidade e qualidade do passe de Nélson (incrível o número de golos que oferece em lances em que os colegas só têm de empurrar! um portento no critério com que joga!) são o mais visível. A decisão de Zivkovic, fora do que é tantas vezes comum, é o que precipita tudo. Porque aproveita a desorganização momentânea da linha média adversária. O sérvio é um tratado de bom futebol. E tem capacidade para desequilibrar muito mais do que o que tem feito.

P.S. – Já passam de duas centenas de utilizadores registados na COMUNIDADE LATERAL ESQUERDO. Esperamos lá por vocês para continuar as discussões sobre este jogo maravilhoso e para discutir um possível encontro ao almoço num fim de semana próximo!

P.S. II – Agradecimento muito grande a todos os que já se juntaram a nós no Patreon. Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, é passar por lá. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

2 Comentários

  1. Tendo em conta que RV vai ter a breve prazo todos os jogadores disponiveis, qual seria na vossa opiniao o onze ideal do SLB nestes jogos em casa? Na minha opiniao: Ederson, nelson, luisao, lindelof, grimaldo, fejsa, pizzi, zivkovic, rafa, jonas e mitro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*