Alinhamento para cruzamento. Golo de Dani Alves no Dragão.

Na grande área defensiva, dificilmente um posicionamento centrado unicamente na zona poderá ser o mais eficaz. Ai há que analisar ainda com maior rigor a situação de jogo, nomeadamente o número de opositores em zona de finalização e suas possibilidades de movimento.

Porém, será sempre necessário partir de uma ideia colectiva. De posicionamentos em função do colega, para posteriormente se aproximar mais da oposição, em função da proximidade com a própria baliza.

No golo da Juventus, Layun para garantir proximidade com adversário, permanece à frente da última linha formada pelos dois centrais. Tal só faria sentido, mesmo na grande área defensiva, se houvesse previamente um controlo total do campo de visão que permitisse perceber que não haviam mais adversários próximos. O que não era o caso. Perante tal situação, estar alinhado, permitiria sempre sair (porque de frente para!) a um passe para o adversário de quem se aproxima. Muito mais difícil será, porque desalinhado, e porque de frente para a outra baliza, defender uma bola que entre nas costas. Como viria a suceder.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

4 Comentários

  1. Percebo o que dizem, mas, não seria menos arriscado o Layun manter a distância ao seu marcador e o Jota ou o Otávio (extremo esq do Porto que está a acompanhar o Daniel Alves) manter a marcação ao Daniel Alves?

    Caso a bola entrasse no Higuain e o Layun não chegasse a tempo, o “culpado” iria ser o Layun.

    • Estar a limitar os adversários em marcações individuais leva a isso… Movimentos que arrastam os marcadores diretos e que criam espaços. Se o Layun tivesse alinhado com os 2 centrais a bola não entraria naquela zona.

      No futebol moderno, fazer marcação individual é o treinador retirar de si qualquer culpa de qualquer golo porque o jogador tinha que estar a ser marcado.

  2. Caro Paolo Maldini

    Independentemente do posicionamento de Layun, Diogo Jota não acompanha Daniel Alves.

    Mas o mais relevante no jogo foi a colocação de Ruben Neves a titular com Danilo. Ora, como todos sabemos, Ruben Neves está bem é no banco.

    Claramente um momento de paralisia cerebral de NES.

  3. Aqui a questão è que se layun estivesse alinhado mesmo q a bola entrasse no jogador teria tempo de lá chegar pois a bola esta longe do local. Outra coisa seria a bola estar MT próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*