Qual a distância do futebol de rua para um jogo da Liga Europa?

Em Lyon, nenhuma.

Dois dos golos frente ao AS Roma exemplificam bem essa proximidade. Apareceram na segunda parte do jogo de ontem, quando a equipa do Lyon se guiou para uma volta ao marcador que lhe dá vantagem no fim da primeira mão.

Minuto 42 – Pode ser um relvado como pode ser  uma travessa onde Tolisso e Lacazette se encontraram com uma bola. Ter espaço ou não ter é uma mera questão filosófica, mesmo quando estamos dentro do bloco adversário. O futebol joga-se a imaginar o futuro, porque já se sabe onde a bola deve ir para ficar mais perto do golo. Quando Lacazette dá o derradeiro toque, Tolisso já só tem de criar uns quantos centímetros para aplicar o pontapé para o golo.

Minuto 92 – Era a rua ou era a praia? Valbuena, agora sim, encontra uma avenida inteira para progredir com bola. Nenhum defensor é atraído pela condução do pequeno francês, tal como a linha defensiva não se adapta à paragem de Lacazette, num lugar que parece ainda longe de ter como sinónimo o perigo. No entanto, dois toques, uma viagem inteira pelas tardes a jogar a bola nos ringues da escola, de uma praia qualquer, dois toques, levantar a bola e aplicar o peito do pé (a voz do treinador dos Iniciados a gritar: não faças isso!) e mais um grande golo, na Liga Europa, no Parque OL cheio, nos destaques da semana.

Porque o jogar o jogo, na rua ou na Liga Europa, é uma constante invenção dos grandes jogadores.

Sobre Luís Cristóvão 103 artigos
Analista de Futebol. Autor do Podcast Linha Lateral. Comentador no Eurosport Portugal.

5 Comentários

  1. Costumo ver o Lyon e vou te dizer Luis, não percebo como o Lacazette continua por ai. E o Tolisso também vai dar o salto no Verão. E ainda há outro com 20 aninhos, Cornet!

    • Houve um esforço da direcção do clube, até por ter um estádio novo, para ficar com os craques que pensavam sair (Lacazette e Fekir).
      Mas também creio, como tu, que estarão de saída no próximo verão 🙂

  2. Um treinador que diga a um jogador para nao usar uma tecnica de remate (um exemplo ainda melhor, o de nao rematar de biqueira) devia ir para casa ou para o cafe…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*