Organização encarnada e o golo do Sporting.

A curiosidade de um momento de grande coordenação e qualidade colectiva da organização defensiva da última linha encarnada, encurtando espaço com bola no corredor lateral e matando no fora de jogo adversários, e dois segundos depois, um erro individual colocaria o Sporting em vantagem.

E a explicação para como se move a última linha do Benfica. O central que determina altura da última linha e os que adaptam.

Manda o central do lado da bola. Lateral do lado da bola não segue linha, mas é mais pressionante sobre adversário directo porque bola está no seu corredor. Central do lado oposto acompanha movimentos do central que manda. E lateral do lado oposto acompanha movimentos do central do lado oposto.

Em suma, não há patrões na linha defensiva. Tudo depende da posição da bola.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

3 Comentários

  1. O movimento do vídeo é altamente descoordenado, com Lindelof a não acompanhar a tempo Luisão e o Grimaldo ainda pior. Aliás, o Grimaldo põe em jogo o Alan Ruiz, a sorte é que o argentino não percebeu o passe. O Sporting ontem com Gelson, Podence e outra flecha qualquer (Bas Dost banco, óbvio) e gente a servir-lhes em condições metia 3 ou 4 batatas no Benfica fácil.

  2. És a favor de a linha defensiva subir quando bola chega no corredor lateral, mesmo com o adversário sem uma pressão forte?

    O Salvio encurta um pouco no Jefferson, mas este ainda tem bastante espaço para executar com qualidade, como fez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*