
Nos textos que abordam Jonas logo após o regresso, muito se falou da habilidade motora que esteve em níveis extremamente baixos para o habitual. E nas partidas mais recentes, o seu crescimento.
Por habilidade motora entenda-se “capacidade para executar movimentos realizados com precisão. Um indivíduo hábil em termos motores demonstra uma elevada capacidade de coordenação de movimentos”.
De jogo para jogo, tem desaparecido o Jonas que só era capaz de receber a bola que vinha direitinha para o pé, e surge alguém com muito maior harmonia de movimentos.
Por video exemplos do que foi abordado nos posts anteriores.
A habilidade motora em crescendo, a qualidade técnica e de decisão intacta, do brasileiro que fez em Vila do Conde o melhor jogo da época. O Jonas dos costume, ao qual só faltou a habitual finalização para golo, porque a ligar ofensivamente o jogo, a Liga portuguesa pôde assistir ao regresso do seu melhor jogador.
Pizzi, e o critério que guia a organização ofensiva encarnada. E a execução que nem sempre sai ao nível de tudo o que vê.
O muito bem pensado movimento padrão da organização ofensiva encarnada, para os momentos em que última linha adversária está subida.
E ainda por video a ligação Raul – Jonas no momento da primeira fase defensiva. A principal justificação para a entrada do Mexicano no onze, e como Rui Vitória impediu o Rio Ave de criar pelo corredor central, aumentando possibilidades de controlar o jogo.
Como poderia o Benfica controlar e pressionar primeira fase do Rio Ave com Mitroglou e Jonas em simultâneo? Muito pouco expectável que isso pudesse acontecer. Com dois jogadores com menor capacidade para constantes movimentos em diagonal (quando um sai no central, movimento para a sua diagonal / costas, para controlar também médio defensivo (Petrovic) do Rio Ave), era previsível que a primeira linha ofensiva encarnada fosse batida várias vezes. A partir daí, um elemento da linha média teria de sair, já com a equipa a perder qualidade na organização. A ter de recuar e a ficar demasiado tempo sem bola.
No texto anterior “Podem dois treinadores vencer?”
E o Sálvio com a melhor decisão da época!! O que suei enquanto ele conduzia!
(OFFTOPIC: Pedro, não sei se tiveram conhecimento deste evento mas aqui fica https://www.youtube.com/watch?v=EdGybPyg13k )
Tive sim! ainda não tive oportunidade de o ver… mas os Brunos já me disse que está muito bom!
Partilho este link que me parece interessante. http://www.wired.co.uk/article/microsoft-sl-benfica