Benzema. Jogar melhor.

Benzema joga melhor com Ronaldo

Ancelotti

O facto de ser avançado centro e nem sempre ter registos extraordinários de golos marcados, levam amiúde que se questione a presença do francês no onze do Real.

Eu não preciso de dois números nove. No momento da finalização só remata um jogador de cada vez. Preciso é de quem consiga criar para alguém finalizar.

Benzema não joga só melhor com Ronaldo. O francês joga melhor com a equipa. Um dos melhores no futebol mundial a ligar todo o jogo, pela excelência na sua tomada de decisão. Decide em função do que aproxima a equipa do golo e não do seu golo ou do golo do jogador X ou Y, e mesmo que tal lhe retire a possibilidade de aumentar o seu registo particular, aumenta as probabilidades do Real Madrid marcar.

Não é só a qualidade técnica. É a forma como não joga por jogar, como foge ao básico nas suas decisões, e opta não pelo que está à vista de todos, não pela decisão mais fácil, mas pela que entende e bem, ser a que trará o sucesso.

No golo que acaba por ser o próprio a obter em Vigo, cem em cem jogadores “normais” teriam respeitado a tabela. Porque era Ronaldo. Porque parecia o melhor, se a percepção sobre todas as variáveis (nomeadamente a forma como o defesa e o guarda redes adversário se preparavam para impedir que a bola chegasse a Ronaldo) não fosse perfeita.

P.S. – “Dossier. O jogo de posição. Da estrutura organizativa aos conceitos básicos do jogo” está disponível na Drive dos patronos do “Lateral Esquerdo”.

P.S.  – Agradecimento muito grande à mais de uma centena dos que já se juntaram a nós no Patreon. Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda para que possamos manter periodicidade das publicações é passar por lá. Agora também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3011 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

2 Comentários

  1. karim mesut barbosa fabregas laudrup pastore ganso teo riquelme cumprimentos a todos os “sonos” de ontem e de hoje… que fazem nao só os colegas melhores mas aproximam a cada pensar a equipa do sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*