Perfis diferentes, posicionamentos alterados. 2º avançado do Sporting.

São muitas as opções que tem hoje ao seu dispor Jorge Jesus.

Sabendo como são rígidos os posicionamentos que pretende sem bola, há que trabalhar diariamente para que os seus avançados cheguem ao ponto que pretende.

Na mente de Jorge Jesus, o ideal será obviamente ter jogadores diferentes a fazer posicionalmente as mesmas coisas. O que deverá diferir é a qualidade individual expressa em criatividade, qualidade técnica e de decisões. Todavia, os espaços a ocupar e os movimentos, deverão ser idênticos.

Não se pode é nunca ignorar os hábitos próprios de cada jogador, nem sempre fáceis de desmontar.

Por isso, mesmo pretendendo os mesmos posicionamentos, foi muito diferente o comportamento do segundo avançado do Sporting da primeira para a segunda parte no jogo com o Valência.

Enquanto Doumbia não apareceu muitas vezes para ligar, mantendo-se sempre mais encostado à última linha adversária, e pedia sempre bola para correr, Francisco Geraldes que jogou na segunda parte, a mostrar-se muito mais vezes em apoio, a mover-se por entre as linhas adversárias, para aumentar pontos por onde a bola poderia sair para chegar ao último terço.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 2941 artigos
Creator of the "Lateral Esquerdo", is also a teacher at the University Stadium in Lisbon. Soccer coach, having conquered several national titles in Portugal. Experience as soccer coordinator, and lecturer at various Sports Universities. Author of the book "Build a champion team" from the publisher PrimeBooks.

1 Comentário

  1. Olá Pedro, a minha questão é simples, quais as hipotéticas ideias que vão na mente de Jesus para pouco ou nada ligar a Francisco Geraldes?

    Gostava de algumas luzes para perceber o porquê de ele ser preterido por gente que não considero sequer superior.

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*