Perfis diferentes, posicionamentos alterados. 2º avançado do Sporting.

São muitas as opções que tem hoje ao seu dispor Jorge Jesus.

Sabendo como são rígidos os posicionamentos que pretende sem bola, há que trabalhar diariamente para que os seus avançados cheguem ao ponto que pretende.

Na mente de Jorge Jesus, o ideal será obviamente ter jogadores diferentes a fazer posicionalmente as mesmas coisas. O que deverá diferir é a qualidade individual expressa em criatividade, qualidade técnica e de decisões. Todavia, os espaços a ocupar e os movimentos, deverão ser idênticos.

Não se pode é nunca ignorar os hábitos próprios de cada jogador, nem sempre fáceis de desmontar.

Por isso, mesmo pretendendo os mesmos posicionamentos, foi muito diferente o comportamento do segundo avançado do Sporting da primeira para a segunda parte no jogo com o Valência.

Enquanto Doumbia não apareceu muitas vezes para ligar, mantendo-se sempre mais encostado à última linha adversária, e pedia sempre bola para correr, Francisco Geraldes que jogou na segunda parte, a mostrar-se muito mais vezes em apoio, a mover-se por entre as linhas adversárias, para aumentar pontos por onde a bola poderia sair para chegar ao último terço.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3767 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. Olá Pedro, a minha questão é simples, quais as hipotéticas ideias que vão na mente de Jesus para pouco ou nada ligar a Francisco Geraldes?

    Gostava de algumas luzes para perceber o porquê de ele ser preterido por gente que não considero sequer superior.

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*