Decidir bem, aproximar a equipa do golo. Golaço de Neymar.

No golo de Neymar, uma lição de Alcácer.

Talvez uma grande maioria de avançados na sua situação, procurassem a desmarcação de ruptura para receber nas costas da defesa e tentar finalizar de pé esquerdo. Porém, mesmo havendo condições para finalizar, teria de o fazer com o pé não dominante e recorrendo a um gesto de motor de dificuldade elevada porque se deslocaria para onde a bola iria entrar e teria de rematar precisamente para o lado oposto.

Então, o avançado espanhol afastou-se a si próprio da notoriedade que um possível golo lhe traria, e concentrou-se no proporcionar o golo à sua equipa. Porque mostrar-se para tabelar e aproveitar o espaço nas costas do defensor que saía a Neymar traria sempre mais probabilidades de levar o Barcelona ao golo, do que iniciar ele próprio o movimento para finalizar.

Em dez lances decididos da mesma forma, Alcácer proporcionaria sempre mais golos ao Barcelona do que se optasse sempre pela desmarcação de ruptura e posterior finalização. Ainda que em dez lances, também fizesse um ou outro golo. Na retina ficará sempre o marcador do golo. Contudo, é de um conjunto de jogadores com elevada capacidade para tomar decisões que os golos surgem.

O jogo é demasiado complexo para se reduzir a importância e qualidade de um jogador a números, e percebê-lo é sempre o primeiro passo para o poder analisar.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*